terça-feira, 5 de junho de 2007

Contabilidade Socialista – Contexto Húngaro


No contexto comunista da Hungria do pós - guerra, a função e o papel da Contabilidade estavam voltados para os mecanismos de satisfação das exigências do planejamento econômico centralizado.

A profissão contábil na Hungria foi duramente golpeada. O contador, sem status e sem prestígios, foi relegado ao plano das tarefas simples de escriturário. A profissão contábil tornou-se uma " woman´s job" ( um emprego de mulher ) que requeria conhecimentos de um conjunto de regras detalhadas e controles com aplicações monótonas e mecânicas.

Novas leis foram introduzidas para permitir a criação e operação de instituições financeiras e corporações, seguindo os princípios capitalistas, para transformar a economia húngara em economia de mercado.

A nova lei contábil, elaborada com as exigências de procedimentos contábeis e demonstrações contábeis para empresas, encontrou dificuldades de transição. Incorporou os princípios reconhecidos internacionalmente, especialmente as quartas, sétima, e oitava diretivas da comunidade Européia. Reforçou o principio da prudência, adotando os formatos da Demonstração de Resultados e do Balanço Patrimonial, contidos nessa diretivas, alem de regular a prática da auditoria independente e exigir a divulgação anual das demonstrações contábeis.

Fonte: http://www.redecontabil.com.br/artigo/arquivos/art_20.pdf

Um comentário:

Quadribol Brasil disse...

Realmente muito interessante esse papel do contador na sociedade comunista.

Realmente não sabia que o contador socialista era um mero escriturário.

Parabéns!