terça-feira, 5 de junho de 2007

Origem e Evolução da Contabilidade (Desenvolvimento da Contabilidade)


Supõe-se que a contabilidade tenha surgido juntamente com as primeiras manifestações do homem civilizado, a cerca de 8.000 anos atrás. Provas arqueológicas datadas da pré-história mostram que inicialmente a história da contabilidade se confundiu com a história da conta. Esta foi à primeira etapa do conhecimento contábil. A partir daí, inicia-se a Idade de Sistematização ou Idade Média Contábil, caracterizada pelo surgimento do método das partidas dobradas.

Na terceira fase, iniciada em 1494, a Contabilidade toma um novo rumo em busca do seu desenvolvimento, nessa época apareceram vários estudiosos que fundamentaram seus estudos no método da digrafia (era da Literatura Contábil).

Em 1840, observa-se uma nova fase no desenvolvimento desta ciência, conhecida como Idade contemporânea ou Idade Científica da contabilidade, etapa que representa a sua formação como Ciência e, que perdura até os dias atuais. Surgiram as teorias e as Escolas de Contabilidade. No Brasil a evolução da Contabilidade é recente, pois até vinda de D. João VI não havia nenhum fato relevante digno de nota. Inicialmente existiram as Escolas Comerciais que ensinavam regras de escrituração.

A primeira regulamentação da profissão contábil data de 1905, criando os Guarda-livros. Somente em 1945 foi criado o Curso Superior de Ciências Contábeis, baseado inicialmente no método de escrituração. A partir dos anos 60 o curso superior começou a se desenvolver, por força de exigências legais e necessidade do mercado de trabalho. Hoje o Brasil ocupa um lugar de destaque no meio contábil mundial.

Fonte : http://ix.congresso.iscap.ipp.pt/resumos/brasil/historia_da_contabilidade/origem_e_evolucao_da_contabilidade.pdf

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem Interessante essa divisão da História da Contabilidade

Anônimo disse...

Gostei muito dessa história, enrequeci mais o meu conhecimento, por isso muito obrigado...